Entrevista a Moira Bianchi + Giveaway

moira bianchiMoira Bianchi é uma arquitecta brasileira, nascida e criada no Rio de Janeiro, que vive apaixonada por Mr. Darcy.

Essa sua paixão levou-a a querer saber mais sobre as personagens de Orgulho e Preconceito e a escrever vários livros de Jane Austen Fan Fiction.

From Pemberley to Milton convidou-a para nos falar um pouco do seu percurso, dos seus livros e do seu mais recente lançamento, 45 dias na Europa com Sr. Darcy.

 

 

From Pemberley to Milton: Antes de mais, bem-vinda a From Pemberley to Milton Moira! Eu gostaria de começar por perceber, como surgiu a sua paixão por fan fiction. Como descobriu que existia e como se apaixonou pelo género?

Moira Bianchi: Acho que a primeira que li foi de Harry Potter. Li enquanto saiam os livros, achei sem querer na internet cartas de Sirius Black para Harry Potter. Achei legal, li outras coisas, algumas de Twilight, mas só pirei mesmo com Orgulho & Preconceito.

 

FPTM: E como descobriu Orgulho & Preconceito?

MB: Uma amiga (que eu tinha viciado em Harry Potter) me desafiou a ler ‘os clássicos’ e foi me dando tarefas. Wilde, Tolkien, Balzac até que chegou Austen. Ela me deu Razão e Sensibilidade e eu odiei.

Queria que Elinor fosse mais combativa, que não aceitasse tudo calada. Reclamei muito, aí minha amiga disse: “Você precisa de Elizabeth Bennet.”

 

FPTM: E apaixonou-se de imediato pela Lizzie, certo? E Mr. Darcy?

MB: De cara. Logo que Austen me contou o que se passava na cabeça dela e dele, logo no início da visita dela a Netherfield.

 

FPTM: E como uma arquitecta brasileira passa de leitora a escritora de fan fiction em inglês?

MB: Estudei inglês dos 8 aos 18 anos, dei aulas, a língua faz parte da minha vida desde sempre. Li no original todos os clássicos. Na verdade, tenho o costume de só ler livros no original em que foram escritos. Sou chata, desconfio de traduções. Quero ler o que o autor pensou, o termo que usou. Daí, quando procurei mais, ainda no meio do livro, procurei Pride and Prejudice e não ‘Orgulho & Preconceito’. Achei a série da BBC com Colin Firth, as anteriores, filmes antigos e um site chamado ‘Mrs Darcy’.

Passei a ler fanfics em inglês, fiz amigas pelo mundo. Quando me atrevi a escrever, era em inglês. Pareceu simples.

 

FPTM: Mas o que a motivou a ir mais além, a deixar de ser apenas leitora de fan fiction, e a torna-se escritora de fan fiction?

MB: Foram anos de leitora, lia na Palm! Tinha uma Palm Zire que amava e ‘descarregava’ mil livros lá. Passei a ‘descarregar’ fics. Lia muito mesmo, então era muito íntima com as fics de Pride & Prejudice.

Quando meu filho era novinho e tiramos a grade do berço para virar caminha, ele descobriu que poderia sair da sua ‘prisão noturna’. Ele que já dormia a noite toda passou a acordar para passear pela casa. Ia para minha cama. Eu levantava e recolocava ele na caminha. Ele saia de novo. Na terceira vez, não conseguia dormir mais. Se não dormia, tinha que achar o que fazer. Daí resolvi dar voz ao que Darcy e Lizzy viviam repetindo da minha cabeça

Resolvi escrever essa cena no escuro, na sala, no Iphone. Para minha surpresa, escrevi fácil. Li de manhã e gostei. Na noite seguinte, escrevi mais uma, assim escrevi ‘Friendship of a special kind’ 60% no Iphone.

 

FPTM: Escreveu 60 % do seu primeiro livro num Iphone?

MB: Ainda escrevo… mas não tanto assim.

 

FPTM: Como surgiu a ideia desse primeiro livro? Era alguma coisa que já vinha surgindo na sua cabeça há muito tempo?

MB: Muito tempo. Eles vinham falando comigo sempre, repetindo umas 2 ou 3 cenas na minha cabeça. Sabe aquele momento logo antes de pegar no sono, depois de rezar, já bem mais para lá do que pra cá? Era nessa horinha que Darcy e Lizzy apareciam e repetiam as falas, gestos, reações.

 

FPTM: Mas em fan fiction existem imensos géneros, prequelas, sequelas, variações. Porque decidiu escrever modernizações?

MB: Acho que é o que gosto mais de ler. Uma amiga me deu um livro muito bacana chamado ‘How to steal like an artist’. Ela me deu por causa da regra 3: ‘Write the book you want to read’. É isso, eu escrevo o que quero ler, releio o que escrevi e amo! Choro, rio, tenho hot flashes.

Eles são sempre modernos, hots, apaixonados. Minhas estórias são sempre 90% Darcy & Lizzy, não tenho muita paciência para coadjuvantes, Acho que Jane merece mais que Bingley que a abandona seguindo a opinião dos outros. Acho que Charlotte merece mais explicação.

 

FPTM: Esse é um ponto interessante, dentro da fan fiction há imensas perspectivas, inclusive histórias focadas nas personagens secundárias.

Quais as personagens que mais gosta de desenvolver e quais as que menos gosta?

MB: Sempre Dizzy. Conto o romance deles, os coadjuvantes vêm relacionados a eles, ou interagindo com eles. No meu próximo livro que será lançado agora em outubro – dia 23 que é aniversário da minha mãe – ‘The Prince of Pemberley’, Jane tem participação grande, tanto que ganhou um embrião de estória. É a primeira vez que tenho vontade de escrever sobre ela exclusivamente

 

FPTM: E qual é a história de Prince of Pemberley, já pode falar?

MB: Sim! Tenho um “what if” na cabeça faz um tempão: se Darcy não tivesse ido para Derbyshire com Bingley, Jane ou Elizabeth teriam aceitado Collins porque não teriam perspectiva melhor em vista. Digamos que fosse Lizzy para que Jane tivesse mais chance na vida – imagino que a personagem fizesse isso. Pois bem, imagine que Darcy tivesse aceitado Anne, por dever. Daí quando eles se conhecem em Kent na Páscoa, estariam os dois comprometidos.

O que aconteceria?

The Prince of Pemberley é isso: os dois são casados.

Foram amigos por carta na adolescência, mas perderam contato. Quando se reencontram, estão beirando os 40, casados, com filhos.

Muito felizes de se reencontrarem, a amizade recomeça como se não tivessem perdido contato, viram confidentes e … amantes.

 

FPTM: Gostei da história! Mas muito diferente da história do seu último lançamento, 45 dias na Europa com Sr. Darcy.

MB: Muito!

 

FPTM: Pode falar-nos um pouco desse livro?

Já tinha sido lançado em inglês, certo? Porquê traduzir agora?

MB: 45 é minha estória mais leve, mais fofa.

Costumo puxar por temáticas mais duras para conduzir o amor entre pessoas que querem muito ser felizes. Em 45, quis fazer uma adaptação certinha, linear de Austen.

Tem muita gente que me pede para escrever em Português. Leem as fics gratuitas que estão no meu blog, gostam, mas os livros são em Inglês. Sempre tive os planos de fazer as versões, mas faltava inspiração…

Agora veio tanta que escrevi um outro livro totalmente em Português – talvez nunca ganhe versão em Inglês: ‘Preconceito, Orgulho e CAFÈ’

 

FPTM: E esse livro será lançado quando?

MB: Em princípio no Natal.

 

FPTM : Moira, From Pemberley to Milton vai oferecer um 45 dias na Europa com Sr. Darcy aos seus leitores. O que podem esperar desse livro?

MB: Uma boa homenagem a O&P, uma adaptação linear e carinhosa do clássico de Austen. Muita irreverência, lugares lindos, um casal apaixonado e apaixonante. Juntei coisas que amo: viajar, Rio de Janeiro, Darcy… Acho que podem esperar viajar na viagem de Lizzy rumo ao desconhecido mundo das paixões arrebatadoras.

 

FPTM: Obrigada pela visita a From Pemberley to Milton Moira! 45 dias da Europa com Sr. Darcy é mesmo apaixonante!

 

E From Pemberley to Milton quer partilhar este romance com os seus leitores premiando uma pessoa com um ebook através de um giveaway.

brindes

Para participar neste giveaway basta partilharem o vosso carinho com a Moira Bianchi e deixarem um comentário ou questão nesta entrevista. Podem fazer as perguntas que quiserem, a Moira estará disponível para responder a todos os nossos leitores.

Para além do ebook que From Pemberley to Milton vai oferecer a um dos seus leitores, a Moira também quer oferecer um mimo aos seus leitores portugueses.

A Moira vai oferecer um pack de 45 dias na Europa com Sr. Darcy que incluem um ecobag e marcadores de livros de 45 dias na Europa com Sr. Darcy e Orgulho, Preconceito e Café autografados!

Para participar basta deixar também um comentário nesta entrevista.

From Pemberley to Milton vai selecionar aleatoriamente dois dos seus leitores. O primeiro leitor irá ganhar o ebook, disponível para os nossos leitores em qualquer parte do mundo, e o segundo leitor irá ganhar o pack 45 Dias na Europa com Sr. Darcy, disponível apenas para residentes em Portugal.

Poderão participar neste giveaway até dia 13 de Setembro e os vencedores serão anunciados dia 14 de Setembro.

 

Se quiserem saber mais sobre Moira Bianchi ou os seus livros, visitem o site da autora: http://www.moirabianchi.com/

Lá podem encontrar todos os livros disponíveis para venda, uma lojinha de souvenirs, e várias fan fics gratuitas!

 

26 Comments

Filed under Uncategorized

26 responses to “Entrevista a Moira Bianchi + Giveaway

  1. José

    Boa entrevista! Simples e direta. Parabéns!

    Liked by 2 people

  2. Olá Moira, qual é o seu sonho, e o que mais gostaria de poder concretizar um dia?

    Liked by 2 people

  3. Pingback: Entrevista a Moira Bianchi + Giveaway | NATACHA COSTA

  4. Ana Viseu

    Fiquei curiosa com este livro! O Rio de Janeiro é das cidades mais bonitas do mundo por isso a história só pode ser fantástica 🙂

    Liked by 2 people

  5. Se tivesse que escolher outro estilo de JAFF que não a “modernização”, qual seria e porquê?

    Liked by 2 people

    • Mmmm… teria que ser histórico poque não curto distopia o suficiente para querer escrever, nem scifi tão pouco. Até tenho um projeto de estória histórica, mas ainda está muito embrionário… quem sabe um dia? 😉

      Liked by 1 person

  6. Ana

    “Write the book you would like to read” – neste sentido, que outro livro gostaria de escrever?

    Liked by 2 people

    • Tenho dois prontos para serem lançados, também JAFF.
      “HRH The Prince of Pemberley” fala de reencontrar aquele alguém especial e ter coragem de agir, mudar tudo por um amor. Sempre quis falar disso.
      “Preconceito, Orgulho e Café” é uma estória que eu sempre tive curiosidade: o que restaria em Sr Darcy se ele não fosse rico? Escrevi então uma inversão onde Elizabeth Bennet é rica de berço e ele é ‘remediado’ que fica de quatro pela moça linda e refinada.
      Sou bem suspeita, mas os dois livros estão show de bola! Quem já leu, devorou! 😀

      Liked by 1 person

  7. Marta

    Gosto muito de Orgulho et Preconceito, que é, sem duvida para mim, o melhor livro de Jane Austen. Na verdade, gosto tanto do livro de Austen que nunca me interessei por fan fiction de medo de “desnaturar” a historia original (não sei se me está a perceber). Tenho duas perguntas :
    1) Que conselho donaria para convecer uma pessoa como eu de tentar as fan fiction?
    2) Falou na adaptação da BBC, gostava de saber a sua opinão sobre esta serie.  E sobre o filme de Joe Wright com Keira knightley?

    Liked by 2 people

    • Olha, percebo que quer ser convencida… Adoro!
      Dei uma palestra sobre ‘O poder das fanfics’ no encontro Nacional da JASBRA (Jane Austen society do Brasil) falando sobre como elas ajudam na compreensão e intimidade com o cânon. Eu amo O&P – gosto muito de Northanger e Lady Susan, muito mesmo – mas O&P para mim é favoritíssimo. Quando li, gostei tanto que não fiquei satisfeita; quis mais. Por fanfics aprendi a dar valor à cena de Hunsford, p.e. : Darcy é um homem grande e forte (tall, dark and handsome) e Lizzy é uma menina pequena, delicada como deveriam ser a donzelas e atrevida demais. Ele poderia facilmente ter perdido a paciência com ela. Quando li pela primeira vez, ávida em saber o que ia acontecer, não percebi como ele estava no limite – inclusive de proximidade dela. Tempos depois li uma fic muito boa que reconta Hunsford com calma, dando detalhes (claro que acaba em uma cena hot – 🙂 – adoro!); daí eu percebi que ela se arriscou demais por ser atrevida e inconsequente, uma menina protegida, não tinha muita visão do mundo apesar da arrogância.
      Deu pra entender o que quero dizer?
      Minha Lizzy de ’45 dias na Europa com Sr Darcy’ é assim: engraçadinha e comunicativa, mas arrogante e atrevida. Se coloca em risco por falta de noção.
      Nossa, falei demais…
      Quanto às adaptações, sou fã do Darcy de Firth e da Lizzy de Ehle. Acho que o filme de 2005 peca nos figurinos (exceto os de Ms Bingley), penteados de Lizzy (OMG!) e Longborn mostrada como ruínas; parece que quem escolheu as locações e figurinos nunca leu Austen.

      Liked by 1 person

  8. Diana

    Olá Moira
    Refere que se apaixonou por Lizzie por ela ser mais combativa mas foi possivel manter essa característica em preconceito, orgulho e café, uma vez que se trata de uma inversão?

    Liked by 2 people

    • Oi, sim!
      Inverti as condições sociais e embaralhei as características das personagens , mas mantive as que considero principais. Lizzy é comunicativa e alegre, tem belos olhos, mas é reservada e se defende com todas as garras (mesmo, vai ver!). Sua boa opinião uma vez perdida…
      Darcy ainda é mais intimidado que tímido. Continua forte, altivo e orgulhoso, mas confrontado pela realidade dela, fica… mexido. O encantamento após Pemberley é invertido neste caso.
      Precisa ler para ver… 😉

      Liked by 1 person

  9. Marta Cardoso

    Olá Moira,
    Quais são as cidades Europeias que estão presentes na história? E o porquê de ter escolhido essas cidades?
    Obrigada.

    Liked by 1 person

    • Oi. Eu fiz uma viagem de trabalho para visitar a Feira do Móvel de Milão. Convenci dois amigos a irem comigo e eles escolheram outros paradeiros para nossa fugida de maridos, filhos, etc. Assim fizemos Milão, Amsterdam (amei) e Londres; Lizzy visita onde fui! Mas ainda tem Paris, Veneza, Lugano, Manchester e o Caminho de Santiago de Compostela. Também Buenos Aires, Nova York, Dubai e Nova Delhi. É para fazer as malas e viajar com eles!

      Like

  10. Mara Sop

    Moira é uma fofa! Estou apaixonada pelo livro! Comprei o ebook, mas quero muito o físico na minha estante!!! 😍

    Liked by 1 person

  11. Telma Santos

    Olá Moira!
    Que legal essa estória, li somente a sua entrevista e fiquei curiosa para ler a estória, amo Jane Austen.
    Tenho o mesmo problema com tradução, não confio neles, só que não falo inglês, #frustrada.
    Parabéns pelos livros, estou com urticária agora para ler, eu já pensei também se fosse diferente a situação como eles agiriam.
    Sucesso bjos.
    Telma

    Liked by 1 person

  12. francielle

    Como as pessoas próximas reagiram a sua paixão por ler, escrever e publicar fanfictions?

    Liked by 1 person

    • Oi, só vi sua pergunta hj, ontem uma amiga me falou que havia uma não respondida. Peço desculpas. Próximos como família e amigos? Alguns ainda ficam surpresos como consigo tempo e inspiração para tanto, mas na verdade é minha terapia. Faço catarse escrevendo e depois que releio, me apaixono de novo pelas estórias e personagens…

      Like

  13. Schirlei Rickli

    45 dias na Europa com Sr. Darcy, é o máximo. Li e me apaixonei pela estória, os lugares, os personagens.
    O que mais gosto nas estórias da Moira são as ‘tiradas’ e expressões que dão vida e caracterizam os personagens. Você lê e ri, chora, sente raiva e se emociona, tudo parte do pacote de um bom livro.
    O ‘Café’, mais intimamente chamado por mim é meu sobrinho ( afinal o filho é dela rsss) do coração. Esperem e segurem a ansiedade, o Café vai abalar as estruturas.
    Bjos, Moira.

    Liked by 2 people

  14. Também estou muito curiosa com o Café! 45 dias deixou as expectativas bem no alto, por isso Café só pode ser maravilhoso 😉

    Like

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.