45 dias na Europa com Sr. Darcy

45 dias na europa4 stars

As modernizações de Orgulho e Preconceito nunca me entusiasmaram muito. Há algo na era da regência que me cativa e um dos maiores prazeres que tenho ao ler JAFF é poder mergulhar no século XIX. Mas quando soube que iria ser publicado um livro JAFF escrito em português não resisti! Apesar de ser uma modernização fiz a pre-reserva ainda antes de a obra ser publicada, e no dia em que saiu comecei a leitura. Após anos de leitura JAFF em inglês, um livro originalmente escrito na minha língua mãe foi irresistível.

Quando li a sinopse de 45 dias na Europa com Sr. Darcy achei o preâmbulo interessante, e após ler os primeiros capítulos, não pude deixar de admitir que renegar modernizações tinha sido um erro.

Continuo a preferir variações, mas as modernizações de Orgulho e Preconceito, quando bem feitas, demonstram-nos o verdadeiro génio de Jane Austen. Permitem-nos perceber que as personagens que ela criou são intemporais, que as suas idiossincrasias continuam a existir 200 anos depois. Que a caracterização da sociedade que a escritora inglesa tão bem desenvolveu continua actual.

Neste livro, Moira Bianchi conseguiu recriar as personagens na perfeição. Conseguiu transpor determinados comportamentos para a actualidade de forma deliciosa; Mr. Darcy do seculo XIX é considerado rude por ignorar a sua companhia ao estar constantemente virado para a janela num canto da sala, Mr. Darcy do século XXI não tira os olhos do telemóvel mesmo estando acompanhado! Elizabeth Bennet de Jane Austen adora caminhar, Lizzie Bennet de Moira Bianchi adora jogging. As personagens continuam as mesmas, os comportamentos continuam os mesmos, a única coisa que muda é a época.

Em 45 dias na Europa com Sr. Darcy vamos acompanhar as viagens de Lizzie, uma brasileira inteligente, divertida, independente e obstinada, a vários países europeus, onde vai encontrando Will Darcy, um inglês…bom, utilizando a expressão de Moira “prego”. Mas é um “prego” adorável. Eu adorei este Darcy, intenso, inteligente, cavalheiro, possessivo e ciumento.

Encontramos também na história as personagens de sempre: o coronel Fitzwilliam, que não é coronel; Anne De Bourgh, que eu adorei; o Sr. Collins, ridículo como sempre; Caroline, Bingley, Jane, Charlotte, e toda a família Bennet com uma divertidíssima Sra. Bennet que me fez rir várias vezes. Há até algumas personagens que vão surpreender, mas não vou adiantar muito para não estragar a surpresa 😉

O livro tem tudo: romance, aventura e muito Darcy e Elizabeth! Moira Bianchi fez um excelente trabalho e deixou-me curiosa em relação aos seus outros livros. Mas acho que vou saber mais sobre eles, e partilhar com vocês, muito em breve 😉

 

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.